Tire suas dúvidas sobre o SAT HD Regional

É comum que haja confusão quando o assunto são os canais regionais da TV Globo. “Por que eu vejo a Globo SP, se eu moro no RJ?”, “Por que na minha cidade não tem a Globo Alagoas?”. Fique calmo! Esse post irá responder suas dúvidas.

Acontece que a Globo anunciou que, a partir do dia 14 de outubro de 2019, os aparelhos que recebiam a Globo Nacional, passariam a receber o sinal da Globo SP, Globo Nordeste, Globo Minas ou TV Anhanguera. Sendo assim, os estados que não possuem sinal local disponível, passam a receber um desses canais ao invés do antigo sinal nacional.

 

Mas por que isso acontece?

Diferente de outras emissoras brasileiras que enviam seus sinais digitais para o satélite StarOne C2, a Globo envia também o sinal regional de emissoras afiliadas: o SAT HD Regional. Ele é o sinal da TV digital parabólica, em alta definição, com a programação do seu estado ou região e oferece uma cobertura terrestre digital para receber o sinal da Globo, sendo esse o único jeito de acessá-la em HD na sua parabólica.

Entretanto, em alguns estados e regiões não há uma Globo regional, fazendo com que o SAT HD Regional capte o sinal de outra afiliada da Globo mais próxima.

 

E quando vão entrar novos sinais regionais no receptor?

A abertura de novos canais regionais/locais da Globo é responsabilidade do sistema SAT HD Regional. A Century atua na recepção dos canais abertos via satélite e, no caso do MidiaBox HDTV, recebe também o SAT HD Regional. Quando outras afiliadas da Rede Globo entrarem como parte do sistema, serão transmitidas também pela Century.

 

E o que eu posso assistir na minha Globo Regional?

Cada filiada da Globo possui programas especiais nos horários reservados para a programação regional. Na TV Anhanguera, por exemplo, um dos destaques é o programa “No Balaio”, apresentado por Seu Waldemar e Ana Clara Paim.

Na Globo Minas, temos “O Programa”, apresentado por Juliana Perdigão, que leva ao público as histórias, tradições e personagens de Minas Gerais, enquanto na TV Mirante, o destaque fica para o programa “Daqui”, trazendo o regionalismo do Maranhão com muito bom humor e entretenimento.

No site da Globo você encontra esses e outros programas especiais, selecionados para a sua região de acordo com a emissora transmitida.